Carteira de Estudante

O sistema abrange todo o fluxo de emissão de carteiras de identidade estudantis, permitindo também o pagamento online do documento.

O sistema integrado de gestão de carteiras de identidade estudantis é um ERP desenvolvido pela POTI RN que tem o objetivo de gerir todo o fluxo de emissão de carteiras de identificação estudantil, sendo destinado às entidades que, conforme regulamentação federal, têm autonomia para emissão do documento em território nacional.

O sistema abrange todo o fluxo de emissão e pode vir acompanhado também com um portal público, permitindo inclusive a emissão e pagamento online do documento.

Gerenciamento e Fluxo de Emissão

O sistema permite o gerenciamento de todos os parâmetros necessários para composição do documento de identificação, como instituições de ensino, cursos e entidades emissoras.

À medida que os dados do estudante são preenchidos no módulo de emissão, o sistema fornece ao operador uma pré-visualização do resultado final do documento, permitindo a rápida conferência dos dados que serão impressos.

Emissão de carteira no sistema. Dados fictícios.

Emissão de carteira no sistema. Dados fictícios.

Todos os dados coletados pelo sistema ficam à disposição dos gestores na forma de relatórios de análise estratificada. Há também à disposição relatórios gerenciais que agrupam e descrevem as atividades e operações realizadas no âmbito do sistema.

Segurança e Conformidade

Todos os documentos emitidos pelo sistema são certificados digitalmente através da emissão de certificados de atributos, conforme padrão nacional estabelecido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, através dos documentos normativos DOC-ICP-16 e DOC-ICP-16.01.

Pré-visualização de carteira gerada pelo sistema. Dados fictícios.

Pré-visualização de carteira gerada pelo sistema. Dados fictícios.

O sistema tem funcionalidades de validação integrada de documentos, em tempo real, através de consulta pública, ou ainda através da leitura do QR Code impresso no próprio documento. Ambas as funcionalidades de validação ficam disponíveis ao público geral de maneira permanente, durante toda a vigência do contrato.

Área exclusiva do consumidor no portal. Dados fictícios.

Área exclusiva do consumidor no portal. Dados fictícios.

Painel de controle do sistema. Dados fictícios.

Painel de controle do sistema. Dados fictícios.

Todas as conexões realizadas pelo sistema trafegam através de protocolos de segurança na Camada de Transporte (TLS), utilizando chave de criptografia de 2048 bits, tecnologia popularmente conhecida como SSL. Os certificados SSL são fornecidos pela POTI RN e emitidos através de autoridades certificadoras reconhecidas.

Todos os elementos de auditoria de dados estão presentes no sistema, habilitando os órgãos fiscalizatórios competentes em eventuais procedimentos administrativos.

Emissão Online

O sistema conta com loja virtual integrada, permitindo que todo o fluxo de emissão de carteiras de identidade estudantil seja realizado pelo próprio estudante – ou por seu responsável – do conforto de sua casa, seja através de um computador de mesa ou de um smartphone. Todo o fluxo de pagamento é integrado a partir de processadores de pagamento (UOL PagSeguro, PayPal, Cielo e outros), que se comunicam com o sistema sobre a atualização da situação de pagamento de maneira automática, sem necessidade de intervenção manual dos operadores ou clientes.

Uma vez realizado o pedido e confirmado o pagamento, a equipe administrativa da entidade emissora realiza a revisão e verificação dos dados informados. Se não houver correções ou restrições, o documento é imediatamente emitido e o estudante notificado, seja sobre o envio do documento para o endereço informado no pedido, ou sobre a necessidade de retirada na sede da entidade. Após a emissão, o documento digital fica também acessível ao estudante através da sua área exclusiva, no portal.

Abrangência

O sistema segue o padrão nacional federal e pode ser utilizado por qualquer entidade devidamente regulamentada e com autonomia para emissão do documento em território nacional.

Infraestrutura

O sistema opera em servidor Cloud em estrutura operada pelo Google (GCP – Google Cloud Plataform) e gerenciada diretamente pela POTI RN. A arquitetura do servidor de hospedagem é customizada por nós, com base nas características de operação do sistema. Os custos de infraestrutura estão englobados dentro do contrato de serviços.

Localmente, a entidade emissora deve contar apenas com terminais computacionais com acesso à Internet – através de navegadores Web (Chrome, Firefox, Internet Explorer, etc.) – e impressoras específicas para impressão do documento gerado pelo sistema.

Galeria

Compartilhe

Logomarca POTI RN

POTI RN

Nossas Redes