Programa de Fidelidade

Além da premissa básica, um sistema de fidelização também pode atuar como um canal de mapeamento estratégico de consumidores de uma empresa.

Os programas de fidelização se tornaram ferramenta comum no dia-a-dia dos negócios. Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização mostram que 120,6 milhões de consumidores estavam cadastrados em algum programa de fidelização no primeiro semestre de 2018, o que representa um aumento de 20,8% em relação ao mesmo período do ano anterior [1].

Pensando neste contexto, a POTI RN desenvolveu um sistema de fidelização de rápida implantação e operação, que pode ser adotado por empresas de qualquer porte e customizado de acordo com o modelo de negócios do lojista ou prestador de serviços.

Tela de acesso ao Toten. Projeto Boca D'água

Tela de acesso ao Toten. Projeto Boca D'água.

Tela de acesso ao Toten. Projeto Boca D'água

Tela de acesso ao Toten. Projeto Boca D'água.

Aspectos

Além da premissa básica de qualquer sistema desta natureza – fidelizar o cliente – um sistema de fidelização também pode atuar como um canal de mapeamento dos consumidores de uma empresa. No modelo básico do sistema, os clientes informam o mínimo de dados possível durante o primeiro acesso e recebem um convite para integrar, efetivamente, o sistema de fidelização do lojista. Nesta etapa são solicitados dados adicionais do consumidor, definidos com base nos requisitos do contratante, que servem para mapear o público-alvo da empresa e seus hábitos de consumos. Em posse destas informações, os gestores podem definir estratégias de alto rendimento, considerando os dados mapeados pelo sistema, sejam eles o perfil dos consumidores ou os períodos de maior fluxo, por exemplo.

Métricas de consumidores. Dados fictícios.

Métricas de consumidores. Dados fictícios.

Métricas de vistas e resgates. Dados fictícios.

Métricas de vistas e resgates. Dados fictícios.

O sistema foi concebido para operar de maneira lúdica em um toten (que pode ser um tablet uma tela sensível ao toque), mas outras plataformas de operação também estão à disposição da empresa. Adicionalmente, o sistema é integrado e pode ser acessado através de múltiplas plataformas de acesso ou terminais simultaneamente.

As regras de fidelização variam de acordo com o modelo de negócios, mas podem ir desde a concessão de descontos em produtos ou serviços, até a distribuição de prêmios dentro ou fora do rol de produtos e serviços oferecidos pela empresa. As metas de pontuação são definidas pelo contratante através dos parâmetros de configuração do próprio sistema.

Integração

O sistema de fidelização desenvolvido pela POTI RN pode ser utilizado de maneira independente, ou integrado ao banco de dados do contratante, desde que o sistema atualmente em uso permita integrações externas.

Infraestrutura

O sistema opera em servidor Cloud em estrutura operada pelo Google (GCP – Google Cloud Plataform) e gerenciada diretamente pela POTI RN. A arquitetura do servidor de hospedagem é customizada por nós, com base nas características de operação do sistema. Os custos de infraestrutura estão englobados dentro do contrato de serviços.

Localmente, a empresa deve colocar à disposição dos clientes ou operadores um terminal com acesso à Internet e suporte a navegadores Web (Chrome, Firefox, Internet Explorer, etc.). A POTI RN recomenda, para maior conforto do usuário, a utilização de um tablet ou computador com tela sensível ao toque. No entanto, o sistema pode também ser executado em terminais tradicionais, como computadores de mesa ou notebooks.

Referências

[1] ABEMF, Indicadores de Mercado. Disponível em: <https://www.abemf.com.br/indicadores-mercado>. Acesso em: 17 de Outubro de 2018.

Compartilhe

Logomarca POTI RN

POTI RN

Nossas Redes